A importância da gestão de atividades para as empresas
- Arla Farias
- 26 de nov.
- 2 min de leitura
A gestão de atividades é um processo de organizar as tarefas do time, delegar e acompanhar entregas, isso ajuda a empresa a ter uma base para a tomada de decisões, pois permite o acompanhamento de diversos KPIs de desempenho do time, fazendo com que seja identificado possíveis necessidades de pessoal, além de ajudar a fazer a divisão de tarefas melhor entre o time e melhorar o desempenho dos colaboradores, sendo assim um apoio para que os gestores possam delegar tarefas de forma correta.
Fazer essa gestão é importante para otimizar a produtividade de tarefas, fazendo priorizações mais assertivas, levando em consideração os prazos de entrega e a capacidade de execução do time. Também evita a sobrecarga de trabalho, visto que as tarefas serão delegadas de forma assertiva, conforme a necessidade e as possibilidades de execução.
Para colocar a gestão de atividades em prática na organização, é necessário alguns passos:
Ranquear as tarefas: Nesta etapa, se faz um mapeamento de todas as tarefas que precisam ser feitas.
Fazer um planejamento das tarefas, estipulando metas e prazos: O segundo passo é criar um ranking de acordo com as prioridades das tarefas, das mais urgentes às menos urgentes, estipulando metas a serem alcançadas e definindo prazos de entrega.
Delegar tarefas: Depois do planejamento das tarefas, é hora do gestor delegar as atividades para a equipe de acordo com as competências e habilidades dos integrantes do time.
Acompanhamento das entregas: É importante manter rotinas de reuniões e feedbacks para acompanhar as entregas do time, discutir periodicamente o andamento das ações permite realizar correções ao longo das execuções.
Planejamento e organização são alguns dos pontos mais importantes no dia a dia das empresas. Companhias que conseguem fazer da gestão de atividades uma rotina tendem a gerenciar melhor suas atividades e aumentam a produtividade das equipes, executando assim o trabalho de forma mais estratégica.
Entendeu a importância da gestão de atividades para a sua empresa?
